(Baseado
no livro “Mentes que mudam”, de Howard Gardner)
Razão:
É a abordagem racional dos fundamentos, o uso da argumentação, da lógica, da
retórica, que pode levar a mudança.
Pesquisa:
É quando se faz a coleta de dados relevantes. Mas neste caso pressupõe-se uma
abertura do espírito para que se comece a perguntar.
Ressonância:
É o componente afetivo da mudança. Algo ressoa dentro de nós porque parece se
aplicar ao nosso caso. Sentimos que realmente é aquilo que acontece com a gente
e passamos a confiar e respeitar o que nos está sendo dito.
Redescrições
representacionais: Diz respeito a nossa capacidade de ressimbolizar. Ver de
outro ângulo, perceber outros sentidos. No processo educacional acontece ao
apresentar algo de diferentes formas e pontos de vista.
Recursos
e recompensas: São as facilidades ou dificuldades que a mudança implica.
Realidade:
Mudanças da realidade podem facilitar ou dificultar a mudança. Mas por vezes
resistimos a ver as mudanças ocorridas.
Resistências:
Com a idade ou mesmo por temperamento desenvolvemos visões e perspectivas muito
sólidas que podem dificultar a mudança.
Quanto
mais emocional for nosso comprometimento com uma crença, mais difícil a
mudança. Quanto mais publicamente foram expostas nossas convicções, idem.
Quanto mais tendemos ao absolutismo autoritário, idem.
Mudar
comportamento é diferente de mudar crenças.
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