segunda-feira, 8 de abril de 2013

Questionário de TDAH para adultos


O questionário abaixo é denominado ASRS-18 e foi desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Esta é a versão validada pelo GEDA – Grupo de Estudos de Déficit de Atenção da UFRJ.

IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode ser fornecido por um profissional.

Marque um X no espaço que melhor descreve você nos últimos 6 meses (só marque 1 resposta em cada linha)
                                                                             

Nem um pouco
Só um pouco
Bastante
Demais
1. Com que freqüência você deixa um projeto pela metade depois de já ter feito as partes mais difíceis?                                                                          




2. Com que freqüência você tem dificuldades para fazer um trabalho que exige organização?                                                                          




3. Com que freqüência você tem dificuldade para lembrar de compromissos ou obrigações?                                                                             




4. Quando você precisa fazer algo que exige muita concentração, com que freqüência você evita ou demora para começar?                                                                          




5. Com que freqüência você fica se mexendo na cadeira ou balançando as mãos ou os pés quando precisa ficar sentado(a) por muito tempo?                                                                                    




6. Com que freqüência você se sente ativo(a) demais e necessitando fazer coisas, como se estivesse “ligado na tomada”?                                                                                




Parte A




7. Com que freqüência você faz erros por falta de atenção quando você tem de fazer algo chato ou difícil?                                                                    




8. Com que freqüência você tem dificuldade para manter a atenção quando está fazendo algo chato ou repetitivo?                                                                      




9. Com que freqüência você tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando elas estão falando diretamente com você?                                                                        




10. Com que freqüência você coloca as coisas fora do lugar ou tem de dificuldade de encontrar as coisas em casa ou no trabalho?                                                                           




11. Com que freqüência você se distrai com atividades ou barulhos a sua volta?                                                                             




12. Com que freqüência você se levanta da cadeira em reuniões ou em outras situações onde se espera que você fique sentado(a)?                                                                             




13. Com que freqüência você se sente inquieto(a) ou agitado(a)?                                                                              




14. Com que freqüência você tem dificuldades em sossegar e relaxar quando tem tempo livre para você?                                                                              




15. Quando você está conversando, com que freqüência você se pega terminando as frases das pessoas antes delas?                                                                               




16. Com que freqüência você tem dificuldade para esperar nas situações onde cada um tem a sua vez?                                                                       




17. Com que freqüência você se pega falando em excesso em situações sociais?                                                                                    




18. Com que freqüência você interrompe os outros quando eles estão ocupados?                                                                              





Parte B


Comece pela parte A (seis questões), que serve como um instrumento de “rastreio”.
Se houver pelo menos 4 itens marcados nas áreas bastante ou demais, existe uma chance de se ter TDAH e deve-se proceder aos demais itens (de 7 a 18).

Como avaliar:

Se os itens de desatenção (1 a 4 e 7 a 11) têm respostas marcadas nas áreas bastante ou demais existem mais sintomas de desatenção que o esperado num adulto.

Se os itens de hiperatividade-impulsividade (5 a 6 e 12 a 18) tem respostas marcadas nas áreas bastante ou demais existem mais sintomas de hiperatividade-impulsividade que o esperado num adulto.

O questionário ASRS-18 é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.


IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.

CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)

CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (antes dos 7 ou 12 anos).

CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., no trabalho, na vida social, na faculdade e no relacionamento conjugal ou familiar).

CRITÉRIO D: Há problemas evidentes por conta dos sintomas.

CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.



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