O questionário abaixo é denominado ASRS-18 e foi
desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de
Saúde. Esta é a versão validada pelo GEDA – Grupo de Estudos de Déficit de
Atenção da UFRJ.
IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode
ser fornecido por um profissional.
Marque um X no espaço que melhor descreve você nos últimos 6
meses (só marque 1 resposta em cada linha)
Nem um pouco
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Só um pouco
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Bastante
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Demais
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1. Com que freqüência você deixa um projeto pela metade
depois de já ter feito as partes mais difíceis?
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2. Com que freqüência você tem dificuldades para fazer um
trabalho que exige organização?
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3. Com que freqüência você tem dificuldade para lembrar de
compromissos ou obrigações?
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4. Quando você precisa fazer algo que exige muita
concentração, com que freqüência você evita ou demora para começar?
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5. Com que freqüência você fica se mexendo na cadeira ou
balançando as mãos ou os pés quando precisa ficar sentado(a) por muito tempo?
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6. Com que freqüência você se sente ativo(a) demais e
necessitando fazer coisas, como se estivesse “ligado na tomada”?
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Parte A
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7. Com que freqüência você faz erros por falta de atenção
quando você tem de fazer algo chato ou difícil?
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8. Com que freqüência você tem dificuldade para manter a
atenção quando está fazendo algo chato ou repetitivo?
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9. Com que freqüência você tem dificuldade para se
concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando elas estão falando
diretamente com você?
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10. Com que freqüência você coloca as coisas fora do lugar
ou tem de dificuldade de encontrar as coisas em casa ou no trabalho?
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11. Com que freqüência você se distrai com atividades ou
barulhos a sua volta?
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12. Com que freqüência você se levanta da cadeira em
reuniões ou em outras situações onde se espera que você fique sentado(a)?
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13. Com que freqüência você se sente inquieto(a) ou
agitado(a)?
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14. Com que freqüência você tem dificuldades em sossegar e
relaxar quando tem tempo livre para você?
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15. Quando você está conversando, com que freqüência você
se pega terminando as frases das pessoas antes delas?
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16. Com que freqüência você tem dificuldade para esperar
nas situações onde cada um tem a sua vez?
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17. Com que freqüência você se pega falando em excesso em
situações sociais?
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18. Com que freqüência você interrompe os outros quando
eles estão ocupados?
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Parte B
Comece pela parte A (seis questões), que serve como um
instrumento de “rastreio”.
Se houver pelo menos 4 itens marcados nas áreas bastante ou demais, existe uma chance de se ter TDAH e deve-se proceder aos demais
itens (de 7 a 18).
Como avaliar:
Se os itens de desatenção (1 a 4 e 7 a 11) têm respostas
marcadas nas áreas bastante ou demais existem mais sintomas de desatenção que o
esperado num adulto.
Se os itens de hiperatividade-impulsividade (5 a 6 e 12 a
18) tem respostas marcadas nas áreas bastante ou demais existem mais sintomas de
hiperatividade-impulsividade que o esperado num adulto.
O questionário ASRS-18 é útil para avaliar apenas o primeiro
dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros
critérios que também são necessários.
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas
com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes
desde precocemente (antes dos 7 ou 12 anos).
CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima
em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., no trabalho, na vida social, na
faculdade e no relacionamento conjugal ou familiar).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão,
deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos
exclusivamente a ele.
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