sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sobre fidelidade e lealdade


Há diferenças importantes entre fidelidade e lealdade. Somos fieis a normas. Somos leais a vida. Fidelidade é estar preso a uma norma ou combinado sem que as condições razoáveis para a manutenção do acordo ainda existam. Lealdade nunca é a alguém específico, mas a uma proposta ou condição que remeta àquilo que é vitalizado.

Os dois conceitos se relacionam diretamente aos conceitos de coerência e consistência. Sou coerente em relação às minhas ideias. Sou consistente em relação a minha vida. Se me aferro demasiadamente à coerência acabo facilmente manipulado: “Mas não foi isso que você disse antes!” Se sou consistente, simplesmente posso responder: “mudei”.

Arnaldo Antunes disse algo a respeito em sua música "Sou volúvel".



As crianças costumam ser naturalmente consistentes e leais. Se combinarmos com um sobrinho que levaremos um bombom para ele e, ao chegarmos à sua casa ele percebe que nos esquecemos, teremos diante de nós uma criança chateada, triste e provavelmente com raiva. Mas se, no instante seguinte, ela percebe um novo e interessante chaveiro em nossas mãos e começa a brincar com ele, teremos então uma criança novamente tranquila e envolvida. Essa aparente instabilidade recebe o nome adequado de estabilidade emocional. A criança é orientada pela vida. Queria o bombom. Esse não veio. Ficou chateada, mas não tem jeito. Chaveiro interessante? Dane-se o bombom! Ela é consistente com a vida. Não está nem um pouco preocupada em se aprisionar a alguma coerência.

Meu filho - acho que com dois anos - tinha há poucos dias parado de chupar o seu bico durante o dia, quando me pediu ele de volta.

- Papai, to com uma saudade do meu bico...

- É meu filho? Mas você já tá tão grandinho e nós já explicamos que o bico faz os dentes ficarem doentes...

- É... Mas to com uma saudade... Deixa só eu matar a saudade. Só um pouquinho... Menor que um cocô de cupim (devia ser a menor coisa que ele conhecia).

- Só um pouquinho mesmo?

- É!

- Então tá. Tá aqui o bico.

 Chup, chup, chup........ Alguns minutos depois...

- João, já passou o tempinho que combinamos. Me devolve o bico, agora que você já matou a saudade?

 - Papai, mudei de ideia.

Ri demais! Maravilhosamente consistente e leal a vida, esse meu filho!

Um comentário:

cynthia bueno disse...

Adorei!!!! Obrigada.