terça-feira, 22 de setembro de 2015

- Mamãe pediu para eu conversar com você sobre meu pai.




- Mamãe pediu para eu conversar com você sobre meu pai.

- É?

- É. Porque ele só liga no domingo. E fica uns dez minutinhos comigo no telefone. Não tem assunto, parece.

- Você fica chateada?

- Sim. Acho que ele deveria me procurar mais. Mas sei que eu também não tenho muito assunto com ele. Já tem tanto tempo que quem cuida de mim é o meu padrasto...

- Você sabia que seu padrasto marcou comigo quando seu irmão ia nascer?

- Não...

- Sabe o porquê?

- Não...

- Ele estava muito aflito. Alguns amigos falaram que só agora, que ele ia ter um filho dele mesmo, é que ele ia saber o que era ser pai. Diziam que com o neném nas mãos ele sentiria algo que nunca sentiu antes. E que ainda por cima era um menino, que agora ele ia saber, de verdade, o que era ser pai. E sabe porque ele estava tão aflito que chegou a marcar uma consulta comigo?

- Por que?

- Ele estava morrendo de medo. Morrendo de medo dos amigos estarem certos. Ele achava que já sabia o que era ser pai. Pois ele já era seu pai. Ele sentia assim. Mas estava com medo de sentir algo diferente com o nascimento do neném. E descobrir que realmente não sabia o que era ser pai. Depois do parto ele marcou comigo de novo. E me contou o que sentiu...

- E o que foi?!

- Um maravilhoso e profundo amor. Lindo. Ficou extasiado com o filho recém-nascido nos braços. E viu que era exatamente igual ao sentimento que ele sentia em relação a você. Ele ficou todo feliz ao perceber que os amigos estavam errados. Até marcou pra me contar, todo alegre. Que ele é seu pai, sim.


Um sorriso iluminou o rosto e os olhos de Carolina.


- É curioso as pessoas se referirem ao pai biológico com sendo o pai verdadeiro. Pai verdadeiro é quem cria, quem cuida, quem ama. Seu padrasto é seu pai verdadeiro. E com ele você tem uma relação ótima! Se for do seu desejo podemos tentar melhorar sua relação com seu pai biológico, tem várias coisas que você pode fazer. Mas é importante você saber que já tem um pai muito legal. Que moça sortuda! Tem dois pais! Um precisa de uma ajeitadinha, é verdade. Tá meio fechadão, meio sem jeito. Mas o outro já está mais do que bom!


Difícil descrever o tanto que seus olhos brilhavam.


É importante saber que problemas falsos, apesar de serem equivocados no que afirmam, podem gerar consequências verdadeiras. De certa forma ela se sentia meio órfã, com a distância desconcertada de seu pai biológico. Se sentia meio órfã tendo, verdadeiramente, dois pais. Se sentia miserável no meio da fartura.

Definir bem um problema é já encaminhar bastante a sua resolução.


Nenhum comentário: