sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sete fatores para a mudança de opinião:


(Baseado no livro “Mentes que mudam”, de Howard Gardner)
  

Razão: É a abordagem racional dos fundamentos, o uso da argumentação, da lógica, da retórica, que pode levar a mudança.

Pesquisa: É quando se faz a coleta de dados relevantes. Mas neste caso pressupõe-se uma abertura do espírito para que se comece a perguntar.

Ressonância: É o componente afetivo da mudança. Algo ressoa dentro de nós porque parece se aplicar ao nosso caso. Sentimos que realmente é aquilo que acontece com a gente e passamos a confiar e respeitar o que nos está sendo dito.

Redescrições representacionais: Diz respeito a nossa capacidade de ressimbolizar. Ver de outro ângulo, perceber outros sentidos. No processo educacional acontece ao apresentar algo de diferentes formas e pontos de vista.

Recursos e recompensas: São as facilidades ou dificuldades que a mudança implica.

Realidade: Mudanças da realidade podem facilitar ou dificultar a mudança. Mas por vezes resistimos a ver as mudanças ocorridas.

Resistências: Com a idade ou mesmo por temperamento desenvolvemos visões e perspectivas muito sólidas que podem dificultar a mudança.




Quanto mais emocional for nosso comprometimento com uma crença, mais difícil a mudança. Quanto mais publicamente foram expostas nossas convicções, idem. Quanto mais tendemos ao absolutismo autoritário, idem.
Mudar comportamento é diferente de mudar crenças.

Nenhum comentário: