domingo, 17 de março de 2013

Todas as meditações se encontram




"Não há uma única maneira de meditar. A mais antiga disciplina da interioridade é a tradição da ioga. Em sânscrito, o termo ioga designa um conjunto de praticas que visam a fusão do corpo e do espírito para o bem da unidade e da paz interiores. Um caminho na direção de nosso próprio "ser superior" sempre presente dentro de nós. Mas essa tradição tem como principio o fato de não existir apenas um caminho. Pelo contrário, cada cultura, cada pessoa deve encontrar a via que melhor lhe convém. O ponto central, comum às numerosas praticas, consiste em retirar temporariamente a atenção do mundo exterior e dos pensamentos relacionados a ele para focalizá-la sobre o tema de meditação escolhido. O tema, por outro lado, varia ao sabor das escolas. Pode ser o corpo e suas sensações, como a Hatha ioga, que trabalha com as posturas e a respiração. As tradições do tai chi ou do qigong, a ioganidra, a sofrologia ou o metodo da coerência cardíaca são versões diferentes dessa forma generalizada de meditação centrada no corpo. A hipnose, que concentra a atenção de modo particularmente poderoso, permite igualmente mobilizar as forcas profundas do corpo. E possível também se concentrar na chama de uma vela, numa imagem sagrada, numa palavra ("Paz" e ''Amor'' são frequentemente utilizadas para esse efeito), numa prece (a Ave-Maria, os mantras budistas, o "dhikr" sufi, o "shema. judaico etc.) ou ainda numa paisagem (a imagem de um lago, de uma montanha, de uma arvore). Na primeira prática ensinada por Jon Kabat Zinn - a "meditação em plena consciência” - o objeto principal é a atenção voltada de forma simples e repetitiva para o que se apresenta a consciência no instante presente, sem insistência, contentando-se em observar o que emerge em seguida espontaneamente. Se um pensamento aparece, coloca-se sobre a etiqueta "pensamento" e se olha para o que vem em seguida. Se for uma emoção, ela será nomeada por sua vez "emoção", e a atenção e afastada. Faz-se a mesma coisa com uma "sensação", um sentimento de desconforto, uma vontade de parar, etc.

Pela tradição da ioga, também são reconhecidos como formas elevadas de prática o estudo dos textos sagrados e o trabalho humanitário sempre que for praticado com a consciência de cada instante. A chave, em todos os casos é o controle da atenção. Através de sua pratica rigorosa, cada via oferece a sua maneira uma possibilidade de entrarmos no mesmo estado de coerência interior que favorece a integração de todos os ritmos biológicos e das funções de harmonização do organismo.

O mais importante não e uma técnica especifica, nem uma determina maneira de aplicá-la. Não ha frase secreta e mágica que possa curar o Câncer mesmo que seja recitada corretamente e tantas vezes quanto necessário. Não existe posição de ioga tântrica capaz de alinhar exatamente toda a energia corpo, mesmo que se saiba dominá-la. O que parece essencial - e útil- para a mobilização das forcas do organismo é renovar todos os dias, de forma sincera, o contato, a disposição favorável e o máximo de calma com o que há profundo e de melhor dentro de cada pessoa. Com a forca vital que vibra em toda parte dentro do nosso corpo. E saudá-la com respeito.”

David Servan-Schreiber

Nenhum comentário: