domingo, 2 de agosto de 2015

De como a cobiça, a pressa e o medo são irmãos


- Não sei o que fazer... Tenho um marido maravilhoso, um neném lindo... Mas meu colega no novo trabalho está dando em cima de mim! Pior! Estou interessada! Como posso estar apaixonada por esse cara?!
- Você não está apaixonada.

- Como não!?
- Você está com cobiça. A cobiça é também um tipo de pressa. E um tipo de medo.
- Como assim...?
- Ele é rico?
- É...
- Você sente que estando com ele os problemas de dinheiro acabariam. Você mudou de cidade, casou, teve filho, mudou de trabalho, iniciou uma pós, tudo ao mesmo tempo. Está com pressa. E cobiça. E medo. A renda é insuficiente. Mas é insuficiente agora. VocÊ acabou de se mudar. E se apertar um pouco dá pra adaptar. Mas ficando com o sujeito parece que tudo se resolveria. É a impressão que você tem. E ele parece tão legal, resolvido, simpático. Bem, legal por legal seu marido também é. E já o é há um bom tempo. E ele você conhece bem, ele é mesmo bem carinhoso e cuidadoso. Tá certo que não tem aquela paixão do início mais, mas paixão é assim mesmo, vai e volta. Ainda voltará com seu marido. E acabaria indo com esse cara. É assim mesmo.

(Um pouco mais sobre as diferenças entre amor, paixão e obsessão no link http://blog.opovo.com.br/psicologiadocotidiano/o-fim-noivado/ ).
- Mas como que esse cara pode estar a fim de mim? Ele está me seduzindo, puxa papo, trata muito bem...

- Ele não está a fim de você. Ele mal te conhece. É o desafio: Você é casada, tem filho, a vida certinha e ainda vai jogar tudo para alto para ficar com ele. Ele vai achar que pode tudo, que é gostoso demais. Qual é a fama dele mesmo?
- Pegador, garanhão, fica com todas e todo mundo quer ficar com ele...
- Pois é. Você é só mais uma, mais um troféu, mais uma conquista. Assim que ele conquistar vai perder a graça. E vai te deixar. Calma. Você está com pressa e com a impressão que sua vida se resolveria magicamente. Calma. As coisas estão indo bem. E esse aperto financeiro é momentâneo. Daqui a pouco você começa a ganhar melhor, daqui a pouco seu menino cresce e dá um pouco mais de sossego. Se você tiver calma tudo vai bem, se acertando. Você e Marcus têm um relacionamento legal, ele é um bom companheiro e um pai dedicado. Vocês tem tudo pra construir uma bela vida juntos. Calma. Pra que tanta pressa?
- É... Acho que você tem razão...
- Vem cá, vou lhe ensinar uma oração de minha autoria que se aplica bem a você e vai ajudar. Reze comigo: Senhor, muito obrigado por me ter me feito mulher. Na sua imensa graça e sabedoria Senhor, nada de melhor poderia ter escolhido. Pois, Senhor, se eu fosse um homem, com essa minha pressa, além de todos os problemas que eu já tenho, eu teria mais um: a ejaculação precoce. E, graças a Deus, sendo mulher, se eu tenho certa precocidade ou não, ninguém percebe mesmo... ninguém tem nada a ver com isso... Muito obrigada, Senhor...

Kely contou da oração para as amigas e agora, quando a turma percebe que ela está começando a ficar ansiosa, todas a cercam e, de mãos dadas, rezam a oração da mulher apressada para ela.
- E não é que vem funcionando?!


A cobiça, a pressa e o medo são irmãos. E se ficam juntos com frequência e sem cuidado, acabam desembocando na saudade.

Nenhum comentário: