Apeles foi um
pintor grego, tido como o maior pintor de sua época e talvez um dos maiores
dentre todos. Viveu no século IV a.c. e deve sua fama a relatos de seus contemporâneos,
uma vez que nenhuma de suas pinturas sobreviveu ao tempo.
Uma de suas
pinturas mais famosas é o quadro “A calúnia” que foi descrito pelo poeta
Luciano. Não existe sequer uma imagem sobre a pintura original, mas muitos
artistas, baseando-se na descrição de Luciano, fizeram cada qual sua versão.
Apelles foi
acusado de difamação pelo tirano Dionísio, o velho. Pintou então esse quadro, com
o objetivo de se defender da acusação, e acabou realizando uma alegoria da
calúnia, na qual retrata as figuras envolvidas e sua dinâmica.
Eis a
descrição do Poeta Luciano:
Na direita um
homem estava sentado, com orelhas enormes, bem parecidas com as do Rei Midas. Ele
estendia a mão à Calúnia que se aproximava. A seus lados estavam, parece-me, duas
mulheres: Ignorância e Suspeita. Do outro lado avançava a Calúnia. Mulher extraordinariamente
bela, fogosa e agitada, que parecia sentir raiva e ressentimento e levava na
mão esquerda uma tocha acesa. E com a outra mão arrastava pelos cabelos um
jovem que levantava ao céu suas mãos e chamava os deuses a testemunho. Um homem
pálido e feio ia à frente deles, com olhar febril, parecido àqueles que saem esqueléticos
uma longa doença. Tal que alguém poderia pensar que fosse o Rancor. E havia
mais duas mulheres acompanhando a Calúnia, incitando-a enfeitando-a e
aprontando-a. Como depois o monitor me explicou uma era a Insídia e a outra a
Fraude. Atrás seguia uma mulher toda vestida de luto, negras e dilaceradas suas
roupas. Acho que diziam ser o Arrependimento. E ela virava para trás o rosto
coberto de lágrimas e de vergonha, olhando a Verdade que avançava.
A versão
pintada por Botticelli é uma das mais famosas.
A Artista Irma
Renault, pintura mineira falecida em 1995 , realizou ao longo de 18 anos várias
versões baseadas na descrição de Luciano. O quadro que examinaremos aqui é sua
última versão, datado de 1990.
Nas postagens seguintes analisaremos o quadro de Irma Renault.
Nenhum comentário:
Postar um comentário