terça-feira, 29 de janeiro de 2013

34. E Riobaldo fala do ódio


 

(Da série “Como João Guimarães Rosa pode mudar sua vida”, parte 34)


Cercados na fazenda, atacados pelos inimigos, o bando se vê perigosamente encurralado. Zé Bebelo, então chefe do grupo, chama Riobaldo a um aposento e pede que ele escreva várias cartas a serem enviadas às autoridades das cidades próximas, comunicando que naquela fazenda estavam muitos cangaceiros em guerra e que essa era uma ótima ocasião para que os soldados atacassem grande bando de jagunços.

E Riobaldo teme que Zé Bebelo planeje uma traição. Ele, que já foi do lado do governo e combateu jagunços, estaria agora planejando, na hora que os soldados chegassem, se colocar como aquele que conseguiu que o governo matasse e prendesse tantos jagunços.

Riobaldo afronta Zé Bebelo com sua desconfiança. Ele explica que pretende aproveitar da confusão que se dará quando os soldados atacarem o bando que sitia a fazenda para fugir com todos dali.

Riobaldo não se convence com a explicação e passa a vigiar Zé Bebelo, na certeza de que o matará se ele tentar trair a todos.

Mesmo ferido, Riobaldo mata muitos inimigos. Sua pontaria ganha ainda mais fama.

O bando de Hermógenes e Ricardão atira nos cavalos, que estavam presos no curral. Riobaldo e seus colegas ficam horrorizados com isso, que consideram suprema crueldade. Os cavalos feridos gemem, bufam, agonizam. Mas, para surpresa de todos, o bando inimigo mesmo se responsabiliza por matar aos animais, acabando com o sofrimento deles. Todos dão graças a Deus. E Riobaldo, mais uma vez, percebe que nem mesmo os inimigos são de todo maus.

Os mortos são muitos e vão sendo amontoados num dos quartos da casa. Os dias passam, a luta continua, os cadáveres começam a feder.

Mas finalmente chegam os praças e a batalha entre eles e o bando que cerca a casa se inicia. E Hermógenes e Ricardão, atacados agora pela polícia, enviam um dos seus em missão de paz, para negociar.

Ao saber da proposta de paz dos inimigos, Diadorim fica sombrio. Ele se lembra da vingança que deseja, e teme que a negociação resulte numa paz que repugna. Tomado de ódio, ele lembra “do que não deve”. “Ele queria sangue fora das veias”.

“Mas aí espiei para Diadorim, e ele despertou do que tinha se esquecido, deixado, de sua mão, que ele retirou da minha outra vez, quase num repelão de repugno. E ele estava sombrio, os olhos riscados, sombrio em sarro de velhas raivas, descabelado de vento. Demediu minha ideia: o ódio – é a gente se lembrar do que não deve-de; amor é a gente querendo achar o que é da gente. – “O palavreado, destes!”– Diadorim chiou, por detrás dos dentes. Diadorim queria sangues fora de veias. E eu não concordava com nenhuma tristeza. Só remontei um pasmo e um consolo expedito; porque a guerra era o constante mexer do sertão, e como com o vento da seca é que as árvores se entortam mais. Mas, pensar na pessoa que se ama, é como querer ficar à beira d’água, esperando que o riacho, alguma hora, pousoso esbarre de correr.”

Riobaldo estava diverso de Diadorim, não concordando “com nenhuma tristeza. Ele volta a oscilar no dever de vingar. Sabe, até, que é no ódio e na vingança que eles tiravam forças: “a força unida da gente mamava era no suscenso da ira. O ódio quase sem rumo, sem porteira.” Mas sente também que o sentido daquilo tudo vai se perdendo a cada dia, que a sua soberania vai se distanciando cada vez mais. E vê que Diadorim não consegue vislumbrar que está aprisionado no ódio. O ódio o cegava, “O ódio de Diadorim forjava as formas do falso”.

Zé Bebelo acerta três dias de trégua. Ele “pensava era o útil, o seco, e a pressa”. Riobaldo estava equivocado, quando pensava que ele poderia trair. Na primeira noite após o acerto de suspensão de armas Zé Bebelo foge, com o bando todo, escapando do cerco.  

Nenhum comentário: