terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bernard Shaw: O teatro das ideias




Este é um trecho da resposta de Shaw a uma carta de um jovem crítico de teatro que recorria a ele buscando dicas sobre o que escrevia.

“Você não levou nem um pouco em conta minha recomendação de que deveria escrever um livro. Diz que ainda tem pouca competência pra tanto. É exatamente por isso que recomendei que você aprenda. Se lhe mandasse aprender a patinar você não me responderia dizendo que ainda não tem suficiente equilíbrio. Uma pessoa aprende a patinar levando trambolhões e fazendo papel de bobo. Na verdade, progride-se em todas as coisas fazendo-se resolutamente o papel de bobo. Você nunca escreverá um bom livro sem antes ter escrito alguns ruins. Se lhe enviassem meu artigo escocês você veria que comecei escrevendo críticas abominavelmente ruins (...)Você tem  que passar por isso também; e nunca é cedo demais para começar. Escreva mil palavras por dia pelos próximos cinco anos pelo menos nove meses por ano.

E este é um trecho da resposta de Shaw a uma carta de amor que ele recebeu.

“Não:  você não me ama nem um pouquinho. Tudo isso é natureza, instinto, sexo: não prova nada mais que isso. Não se apaixone: seja você, própria, nem de mim nem de ninguém. A partir do momento em que não puder ficar sem mim você estará perdida, como Bertha. Nunca tema: se nos queremos de verdade, acabaremos descobrindo. Só sei que você tornou o outono muito feliz e que sempre vou gostar de você por isso. Com o futuro não me preocupo: façamos o que está em nossas mãos & aguardemos os acontecimentos”.

Alguns poderiam supor que ele estava enrolando a remetente. Fato é que ele se casou com esta pessoa.

Nenhum comentário: