quarta-feira, 30 de maio de 2012

Meditação


A meditação é um momento de parada, no qual focamos nossa atenção ao mesmo tempo em nosso interior e no instante presente. Esse momento de saída do turbilhão de pensamentos e ansiedades que nos tomam no dia a dia merece exatamente o nome de amor. Parar, voltar-se para si, voltar-se para o que se sente agora, esvaziar lentamente a mente e a alma daquilo que indevidamente as perturbam, isso tudo outro nome não poderia ter. E trata-se fundamentalmente daquele amor primordial, aquele sem o qual não conseguimos amar ninguém, pois não poderíamos disponibilizar a alguém algo que não possuímos: o amor próprio, o amor a si mesmo, esse germe que, se cultivado, poderia a todos contaminar, alegremente.


Ou, como diria Guimarães Rosa:

Ô ninho de passarim,
ovinho de passarinhar:
se eu não gostar de mim,
quem é mais que vai gostar?


Quando pensamos não dispor de tempo ou de paz de espírito suficientes para aprender a meditar estamos dizendo que não temos nem mesmo 10 minutinhos para amarmos a nos mesmos, para cuidarmos de nos mesmos. E se não conseguimos meditar por nossa agitação mental e por isso desistimos de aprender, estamos desistindo daquilo que mais necessitamos e que, com algum treinamento e persistência, nos transformaria em outras pessoas, mais serenas e soberanas. 

Um estudo publicado na revista científica "Science" verificou como 18 homens e 24 mulheres se comportariam quando sozinhos, em uma sala, sem ter o que fazer, por 15 minutos. Poderiam passar esse tempo pensando (eu sugeriria meditando...) ou infligindo-se choques elétricos. Doze homens e quatro mulheres preferiram os choques. Um deles chegou a usar dos choques 190 vezes, em tão curto intervalo de tempo. "É impressionante como estar sozinho com nossos pensamentos, e por apenas 15 minutos, parece uma ideia tão infeliz para muitas pessoas" disse Timothy Wilton, líder do estudo.

Vejam só a diferença na expressão de pessoas antes e depois de meditar por um mês. Fiquem atentos a expressão do olhar. Os músculos ao redor da boca são voluntários, mas os ao redor dos olhos são predominantemente involuntários, se modificam independente do nosso controle.






É evidente o benefício da prática. Mas como fazer?


O primeiro passo é tentar parar um pouco, e tentar parar um pouco, especificamente, o pensamento. Pensamos o tempo todo, em tudo e muitas vezes justamente no que não queremos pensar. E para parar um pouco tente voltar sua atenção para seu interior. Pode começar sentando-se, com a coluna ereta. Respire  então três vezes, lenta, pausada e profundamente. Isto estimula o sistema nervoso parassimpático, provoca uma pequena descarga de acetilcolina, um hormônio associado ao relaxamento, e favorece um melhor funcionamento cardíaco. Em seguida, foque sua atenção na sua respiração, agora respirando não de maneira tão lenta, mas um pouco mais lentamente que o seu habitual. Como focar a atenção na respiração? Vários são os métodos. Você pode se concentrar no movimento do abdômen, inflando e desinflando. Ou pode concentrar-se na sensação do ar entrando por suas narinas, mais frio que seu corpo, e saindo posteriormente, já aquecido. Você pode ainda tentar imaginar o ar entrando, energizando o seu corpo, limpando suas células e, ao sair, levando para fora os resíduos ruins. De qualquer forma, deixe sua mente se mover com a respiração até que ela se torne leve e suave dentro do peito. Foque na respiração de 4 a 5 minutos. Não é necessário marcar o tempo.
O FOCO é o núcleo da meditação. Os cérebros de monges que a praticam a muitos anos, quando examinados na ressonância magnética, se assemelham a cérebros de pessoas que estivessem estudando uma matéria muito difícil, e para tal estivessem muito focados, concentrados. É nesse FOCO que esvaziamos a mente de outros pensamentos. Se voltarmos a pensar em algo é porque perdemos o FOCO. Precisamos então voltar a concentrar no FOCO para que assim o pensamento vá se afastando, passivamente, sem que precisemos brigar com ele.
De inicio focamos apenas por poucos segundos antes que um pensamento nos assalte. Com a prática vamos ampliando o nosso tempo de foco.
Uma forma mais simples de focar na respiração, pra quem está se iniciando na pratica e ainda tem muita dificuldade é contar as respirações, até 10, e reiniciar a contagem, sucessivamente, por volta de 7 vezes. Assim ficaremos uns 4 ou 5 minutos focando na respiração, que é o tempo sugerido para essa etapa.
Em seguida focaremos na região do coração, imaginando e até mesmo tentando sentir um morninho no peito, que vá se irradiando para o resto do corpo, durante um ou dois minutos. Apesar de ser uma proposta meio estranha, pesquisas revelam que está pratica aumenta bastante os benefícios da meditação. Enquanto continuamos respirando calmamente (e sem esforço), visualizemos cada inspiração e cada expiração passando por essa parte chave de seu corpo. Imaginemos que cada tomada de oxigênio nutre nosso corpo, e cada expiração o livra dos resíduos de que ele não mais precisa.
O terceiro estágio está em buscar na nossa imaginação uma imagem de paz, serenidade ou gratidão.  Uma maneira é se apegar a um sentimento de reconhecimento e gratidão e deixá-lo encher o peito. Para muitos é suficiente pensar no rosto de uma pessoa amada, numa paisagem agradável, num animal de estimação ou no quintal onde passamos a nossa infância. Esta etapa pode durar uns 20 segundos.
E terminou a meditação.
Resumindo: Comece com 3 respirações lentas, pausadas e profundas. Em seguida foque na respiração uns 6 minutos, foque no coração por uns 2 minutos, busque uma imagem de paz e foque nela por uns 20 segundos. Faça isso todos os dias, de preferência duas vezes por dia.

Isso faz um bem danado!

Último toque: Existe uma técnica de meditação denominada meditação rápida, excelente para momentos de urgência nos quais não temos as condições ideais para tentar meditar. Trata-se de uma forma resumida da técnica anterior. Em primeiro lugar comece com as 3 respirações lentas, pausadas e profundas. Em seguida foque na respiração por uns 20 segundos, ou até sentir por algum momento que os pensamentos começam a se afastar e que você começa a conseguir se focar um pouco melhor. Pule a parte do foco no coração e foque em uma imagem de paz ou serenidade por uns 10 segundos. Pronto. Dura no máximo 1 minuto e já ajuda bastante.

Vai um link que aborda o tema de maneira bem simples: 
https://catracalivre.com.br/geral/saude-bem-estar/indicacao/como-comecar-a-meditar-e-acalmar-sua-mente/

2 comentários:

Odradek disse...

Vou tentar!

Ucha disse...

Adorei o post. Vou colocá-lo em prática.
Ainda lembro de você brincando conosco na piscina da charqueada de Catalão e dando os seus saltos perfeitos.
Abraço