sábado, 4 de agosto de 2012

João Guimarães Rosa - Religião


“O que mais penso, texto e explico :todo-o-mundo é louco.  O senhor, eu, nós, as pessoas todas.  Por isso é que se carece principalmente de religião:  para se desendoidecer, desdoidar.  Reza é que sara da loucura.  No geral.  Isso é que é a salvação-da-alma...  Muita religião, seu moço!  Eu cá, não perco ocasião de religião.  Aproveito de todas. Bebo água de todo rio...  Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue.  Rezo cristão, católico, embrenho a certo;  e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque.  Mas, quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista:  a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles.  Tudo me quieta, me suspende.  Qualquer sombrinha me refresca.  Mas é só muito provisório.”

Nenhum comentário: