quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DECÁLOGO DA SERENIDADE


(Papa João  XXIII)


1 - Procurarei viver, pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente este dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.


2 - Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência: cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo.


3 - Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas também já neste.


4 - Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que sejam todas as circunstâncias a se adaptarem aos meus desejos.


5 - Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo, a uma boa leitura; recordando que, assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, assim a boa leitura é necessária para a vida da alma.


6 - Hoje, apenas hoje, farei uma boa ação e não o direi a ninguém.


7 - Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer; e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.


8 - Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado. Talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escreve-lo-ei. E fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.


9 - Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente - embora as circunstâncias mostrem o contrário - que a Providência de Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no mundo.


10 - Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor. De modo especial não terei medo de gozar o que é belo e de crer na bondade.


Posso praticar o bem durante doze horas e me desanimaria se pensasse que o deveria praticar durante a minha vida.


Reino - 15

Nenhum comentário: