domingo, 17 de junho de 2012

René Descartes aplicado à psicoterapia de casais


"O bom senso (ou a razão, preferem alguns...) é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm."
René Descartes - Discurso do Método

Texto indicado pra se iniciar uma psicoterapia de casal. E, isso posto, todos presentes à entrevista podem considerar que têm razão a priori. O marido, a esposa, o namorado, a namorada, e até o terapeuta presente na sessão, têm razão. E isso não será discutido na terapia.Pois nunca se viu ninguém rezar para deus tirar seu excesso de razão:
- Oh, senhor, tira um pouco da minha razão, sempre sou eu que a tenho...

A partir desse ponto, a sugestão é que cada qual pense em três características próprias que gostaria de mudar para facilitar o relacionamento. E não problemas que o outro tem, porque ver no outro o que ele tem de errado é fácil. O complicado é cada qual ver a parte que lhe cabe. Ou, como diria Guimarães Rosa:

"Se o tolo admite, seja nem que um instante, que é nele mesmo que está o que não o deixa entender, já começou a melhorar em argúcia." 



Nenhum comentário: