quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Idéia fixa - Machado de Assis







"A minha ideia, depois de tantas cabriolas, constituíra-se ideia fixa. Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho."


Machado aqui usa a palavra argueiro, que significa pequeno cisco ou partícula, e a contextualiza biblicamente, tal como no famoso trecho abaixo.

«Não julgueis, para que não sejais julgados; porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e a medida de que usais, dessa usarão convosco. Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que tens no teu? Ou como poderás dizer a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.» (Mateus)

"A analogia utilizada é a de quem julga vê um pequeno objeto nos olhos de outrem quando tem uma grande trave de madeira no próprio olho. A palavra grega original se traduz como "argueiro" (ou "cisco" - κάρφος - karphos), significando "qualquer objeto seco pequeno"."

Ele diz preferir um agueiro ou até uma trave inteira no olho a uma ideia fixa. Talvez quisesse sugerir que a ideia fixa é um problema de visão ainda maior, não uma pequena obstrução, mas a cegueira completa, o nada conseguir ver.

Nenhum comentário: