sábado, 22 de junho de 2013

A Calúnia - uma introdução



Apeles foi um pintor grego, tido como o maior pintor de sua época e talvez um dos maiores dentre todos. Viveu no século IV a.c. e deve sua fama a relatos de seus contemporâneos, uma vez que nenhuma de suas pinturas sobreviveu ao tempo.

Uma de suas pinturas mais famosas é o quadro “A calúnia” que foi descrito pelo poeta Luciano. Não existe sequer uma imagem sobre a pintura original, mas muitos artistas, baseando-se na descrição de Luciano, fizeram cada qual sua versão.

Apelles foi acusado de difamação pelo tirano Dionísio, o velho. Pintou então esse quadro, com o objetivo de se defender da acusação, e acabou realizando uma alegoria da calúnia, na qual retrata as figuras envolvidas e sua dinâmica.

Eis a descrição do Poeta Luciano:

Na direita um homem estava sentado, com orelhas enormes, bem parecidas com as do Rei Midas. Ele estendia a mão à Calúnia que se aproximava. A seus lados estavam, parece-me, duas mulheres: Ignorância e Suspeita. Do outro lado avançava a Calúnia. Mulher extraordinariamente bela, fogosa e agitada, que parecia sentir raiva e ressentimento e levava na mão esquerda uma tocha acesa. E com a outra mão arrastava pelos cabelos um jovem que levantava ao céu suas mãos e chamava os deuses a testemunho. Um homem pálido e feio ia à frente deles, com olhar febril, parecido àqueles que saem esqueléticos uma longa doença. Tal que alguém poderia pensar que fosse o Rancor. E havia mais duas mulheres acompanhando a Calúnia, incitando-a enfeitando-a e aprontando-a. Como depois o monitor me explicou uma era a Insídia e a outra a Fraude. Atrás seguia uma mulher toda vestida de luto, negras e dilaceradas suas roupas. Acho que diziam ser o Arrependimento. E ela virava para trás o rosto coberto de lágrimas e de vergonha, olhando a Verdade que avançava.

A versão pintada por Botticelli é uma das mais famosas.



A Artista Irma Renault, pintura mineira falecida em 1995 , realizou ao longo de 18 anos várias versões baseadas na descrição de Luciano. O quadro que examinaremos aqui é sua última versão, datado de 1990.



Nas postagens seguintes analisaremos o quadro de Irma Renault.









Nenhum comentário: